A resposta é não. A certificação digital foi desenvolvida para o meio eletrônico; desta forma, todos os seus elementos, como assinaturas e documentos digitais, são válidos apenas digitalmente. Porém, isso não significa que os documentos digitais possuem limitações de uso na Justiça ou em outros setores. Ao contrário: a adoção do sistema digital é tendência geral, tanto em órgãos públicos quanto em empresas privadas.
Ao imprimir um documento assinado digitalmente, o papel não é capaz de guardar os elementos criptografados que garantem a autenticidade do arquivo. Dessa forma, a assinatura deixa de existir. O documento impresso sempre será apenas uma cópia não assinada e sem validade jurídica.
No entanto, sabemos que o trâmite de documentos entre empresas, pessoas e instituições ainda não é totalmente digital e integrado no país.
Para facilitar, nosso sistema armazena os documentos em uma nuvem e insere informações de referência no documento antes da impressão e por meio desses dados, é possível acessar o documento digital na nuvem e confirmar a validade da assinatura.
Adotar a certificação digital é tendência geral
Mesmo que o documento assinado digitalmente não seja válido após a impressão, é um equívoco pensar que isso reduz de alguma forma sua eficácia na agilização de processos e redução de custos. A adoção do sistema digital é uma tendência geral no meio jurídicos, nos órgãos públicos, em empresas de todos os portes e vários outros setores da economia. Dados do ITI (Instituto Nacional de Tecnologia da Informação) apontam, em 2019, a emissão de 3.598.295 certificados digitais, 11,52% a mais comparado ao ano anterior.
Com cada vez mais pessoas, órgãos públicos e empresas adotando a certificação digital, menor será a necessidade de imprimir documentos digitais. Ela é a melhor forma de reduzir custos com impressão, transporte e validação em cartório de contratos, procurações e diversos tipos de arquivos. Dessa forma, é possível assinar e validar documentos digitais com mais agilidade e eficiência, de qualquer lugar ou dispositivo e a qualquer hora.